Notícia

Tatuagem, essa marca é definitiva?

Sim, é possível remover uma tatuagem, mas o processo não é fácil e nem rápido, pode não resolver 100% e é dolorido.

Mais importante do que a decisão de se fazer uma tatuagem é saber escolher corretamente o profissional que pode removê-la. Um tratamento mal realizado pode provocar cicatrizes difíceis de reparar.

É cada vez maior o número de pessoas tatuadas e, consequentemente, o número de indivíduos que se arrependem do desenho. A primeira providência a se tomar assim que a decisão de remover a tatuagem foi tomada é procurar um dermatologista de confiança.

O dr. Marcelo Brollo, da Aepit Dermatologia, explica que o tratamento a laser é o mais utilizado na remoção de tatuagens. “Nós aqui trabalhamos com lasers Q-Switched, especializados em remoção de tatuagens pretas e coloridas”. Geralmente as cores escuras são mais fáceis de remover, como o preto e o marrom. E algumas cores são mais difíceis, como: amarelo claro, azul claro e verde fluorescente”.

O médico conta que muitos pacientes chegam com dúvidas sobre o procedimento e a primeira consulta é importante para esclarecer tudo. As principais perguntas são como fica a pele após a remoção, quanto tempo demora o tratamento e se é dolorido.

“Ao longo do tratamento os traços vão ficando desbotados, até desaparecerem. É importante dizer que após o tratamento, na maioria dos casos, restam manchas na pele. As manchas são discretas e suaves, lembrando uma mancha de nascença clara ou um machucado antigo. Não se formam queloides e não se percebe que ali havia uma tatuagem antes. Essa marca pode ainda ser atenuada com uso de outras tecnologias, como o Laser de CO2”, explica dr. Marcelo

O número de sessões é variável. Tatuagens pretas, antigas, com pouca tinta, são retiradas com menos sessões. Já as tatuagens recentes, com tinta densa e múltiplas cores, necessitam de mais sessões. A media é de 6 sessões para as mais fáceis e até 15 sessões para os casos mais difíceis. Como as sessões são feitas a cada 45 dias ou mais, o tratamento dura mais que 1 ano.

Já o tempo de duração de cada sessão é curto, cerca de 30 a 60 minutos. O tratamento é doloroso, mas utilizamos anestesia local, seja em creme ou injetável, o que torna o tratamento confortável.

Outra informação positiva: é possível fazer uma nova tatuagem no lugar da antiga. Nestes casos muitas vezes não é necessário remover toda a tatuagem, sendo necessárias poucas sessões para clarear a tatuagem o suficiente para uma nova cobertura.

Cuidados

A principal preparação é a não exposição solar antes, durante e logo após o tratamento. Os cuidados no pós são principalmente boa hidratação, uso de cicatrizantes e protetor solar.

A remoção de tatuagem pode ser feita em qualquer tipo de pele, mas há riscos maiores de alterações de cor (ficar com a pele mais clara ou mais escura) principalmente nos negros ou em pessoas muito morenas. No entanto, os riscos são baixos e variam de acordo com laser utilizado, portanto vale discutir isso com seu dermatologista.