Notícia

Tire suas rugas!

As rugas propriamente ditas não são consideradas doença, o seu surgimento faz parte de um processo natural do envelhecimento

Rugas são linhas e depressões que se formam na pele. Elas começam a aparecer por volta dos 35, 40 anos Porém, um dermatologista pode auxiliar na prevenção e tratamento.

O tratamento é variado e depende da idade, do tipo de pele, de fatores genéticos e também dos tipos de rugas. Sim, elas não são todas iguais! Podem ser de expressão (que aparecem desde muito cedo), superficiais, médias ou profundas. Conhecer cada uma e saber quais são as suas diferenças é essencial na hora de escolher o procedimento mais adequado. Por isso comprar um “creminho” sem consultar um dermatologista pode não ser uma boa ideia!
Rugas de expressão: aparecem quando franzimos a testa ou sorrimos
– Rugas estáticas: podem ser vistas mesmo quando estamos em repouso
o Estática superficial
o Estática média
o Estática profunda

Rugas são inevitáveis, e alguns hábitos podem fazer com que elas apareçam mais cedo:

– Tabagismo: Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos. Resultado é pele grossa, amarelada, sem viço e opaca. Rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos.
– Poluição: gases poluentes são absorvidos pela pele e nocivos a saúde. Por isso é tão importante o uso de protetor solar, diariamente, e hidratantes.
– Água: beber pouca água desidrata a pele e mucosas. A pele fica flácida e sem viço.
– Alimentação: consumir açúcar e gordura em excesso causa “glicação”, que é o envelhecimento celular.

Como tratar?

Depois que sua avaliação for feita por um médico especialista, as opções de tratamento podem ser escolhidas.

Toxina Botulínica
Para rugas de expressão, as que aparecem quando mexemos o rosto, o procedimento mais procurado é a Toxina Botulínica, conhecida por Botox ou Dysport. A aplicação é injetável, portanto é um procedimento invasivo e somente um médico pode fazer. Realizado, em média, de 6 em 6 meses essas aplicações deixam as rugas suavizadas e a face mais jovem, contudo, somente um dermatologista poderá avaliar de quanto em quanto tempo esta toxina deverá ser aplicada em cada paciente.
Muito cuidado, aplicado em excesso e por profissional não qualificado a Toxina Botulínica pode prejudicar a expressão facial.

Preenchimento
Usado para o tratamento de rugas estáticas, o Preenchimento é um procedimento simples e rápido para ser fazer. Normalmente é feito com ácido hialurônico ou a hidroxiapatita de cálcio, que são utilizados para reestruturação da pele envelhecida, preenchendo espaço entre as células. O resultado é imediato, mas precisa ser aplicado por um profissional médico especializado para que fique natural e bonito. O objetivo é devolver o volume da face e não transforma-lo. Cuidado dobrado com preenchimento labial.

Ácido Polilático
Também conhecido como Sculptra, o ácido polilático é um preenchimento especial, indicado para pacientes acima de 40 anos. A diferença dele para os demais está no combate a flacidez. A substância é aplicada em vários pontos do rosto e reativa a produção de colágeno. Seu resultado é temporário e totalmente absorvido pelo organismo.

Fraxel Laser
Laser fracionado indicado para rugas de expressão. Cria várias feridas microscópicas, com pequena distância entre elas, sendo que, a olho nu, observa-se apenas uma leve vermelhidão. As feridas vão renovar superficial e profundamente a pele, com a formação de um novo colágeno e cicatrização rápida, em torno de 1 dia.

Laser de CO2 Fracionado
Realizado com uma máquina de última geração, AcuPulse Laser de CO2 Fracionado, utiliza micro-feixes de laser para remover colunas de tecidos nas camadas mais profundas da pele, que cura a zona tratada criando mais colágeno e elasticidade, melhorando a aparência das rugas, das linhas finas, do tônus e da textura da pele. Pode ser feito por pessoas de 15 a 60 anos, com peles claras ou morenas e que estejam dispostas a passar por um período de recuperação – é formado uma crosta na pele, que cicatriza entre dez a 15 dias. Indicado para rugas profundas.